segunda-feira, 3 de julho de 2017

É O ESPIRITISMO RELIGIÃO?

Religião Cristã Espírita?
a *ICEU afirma: É.

Entretanto, a **CEPA, diz: NÃO É.

Para os Verdadeiros Cristãos Ecumênicos, sobretudo para os Membros da *ICEU - Igreja Cristã Ecumênica Universal, nenhuma dúvida existe a respeito da livre e fundamentada convicção de que É O ESPIRITISMO RELIGIÃO, e antes de tudo, RELIGIÃO CRISTÃ. Entretanto, se acha em franca ocorrência Um Organizado Movimento tentando defender tese CONTRÁRIA. Esse Movimento é dirigido pela **C.E.P.A - Confederação Espírita Pan-americana, sediada na Colômbia.
Surpreendente, é que no Brasil esse Movimento encontrou apoio para defesa de sua Tese, não apenas em pessoas simpatizantes da Doutrina Cristã Espírita Codificada pôr Allan Kardec, mas em adeptos mesmo; alguns, inclusive, são tidos pôr líderes e “sinceros” defensores do Espiritismo. E, muito mais surpreendente, ainda, é que diversas Instituições Espíritas aderiram à esse Movimento: o Espiritismo, eles afirmam, não é Religião.
Não bastasse a grave divisão que campeia na Seara Cristã Espírita, entre Instituições e Adeptos, surge agora tal Movimento, valendo-se, talvez, da fragilidade dos laços que ainda unem ALGUMAS INSTITUIÇÕES E ALGUNS ADEPTOS, para fomentar seus ensinamentos, que a ICEU afirma serem equivocados, sem base de sustentação seja doutrinária ou evangélica (inclusive, bíblica].
Sabe-se que a ausência de religiosidade nos “corações” e mentes dos espíritos, reencarnados e desencarnados, em muito favorece o fortalecimento do materialismo, inimigo número um do Espiritismo. Não se trata a questão de uma simples opção, mas, sim, de uma certeza fundamentada na TEOLOGIA CRISTÃ ESPÍRITA, a qual, aliás, é muito pouco difundida entre os adeptos do Espiritismo, que mais acolhem a parte dos fenômenos, [salvo uma minúscula parcela de estudiosos do globalizado conjunto de lições teológicas que o Espiritismo produz].
Não poucas as Obras, e Artigos, que afirmam e reafirmam a RELIGIÃO CRISTÃ ESPÍRITA. Registre-se pôr base as próprias Obras da Codificação e a Revista Espírita, editada sob a coordenação e vigilância de Allan Kardec. Tome-se, também, pôr inafastável fundamento da Religião Cristã Espírita o próprio Cristianismo e a Bíblia.
Como já se sabe, é o Espiritismo um Elo Seqüencial de uma Corrente de Revelações:
Moisés, Cristo e o Espiritismo.
É, JESUS CRISTO, O EPICENTRO DA RELIGIÃO CRISTÃ ESPÍRITA.(*)(**)(***)
• (*)Leia-se: Capítulos 14, 15, 16, 17 do Evangelho de João. Entre outros textos, destaque-se as palavras de Jesus: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos”...”Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado do meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”...”Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará , e viremos para ele, e faremos nele morada”...”EU SOU a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Estai em mim, e eu em vós: como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas: quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”...”Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do meu Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim”...”Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, pôr único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer”...”Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os aborreceu, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo”...”Eu não rogo somente pôr estes, mas também pôr aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim”...”E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um...Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim”.
• (**)Continua, Jesus Cristo: Mateus-4;17-“Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”...Mateus-5;13 e 17-“Vós sois o sal da terra, e se o sal for insípido, com que se há de salgar?...”Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir...Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos e assim ensinar aos homens, será chamado menor no reino dos céus...”Mateus - 11;4 e 13-“Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes:..é anunciado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que se não escandalizar em mim...Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João”. Mateus-16;6à12;13 à 23: “Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus...”...E vós, quem dizeis quem eu sou?...”TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS VIVO.[grifo nosso]...”Pois também eu te digo que és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...” Mateus: 24;4: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”. Marcos: 16:15; 16-“Ide pôr todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura...Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Etç.
(***)A ICEU, confirmando a RELIGIÃO CRISTÃ ESPÍRITA, através da TEOLOGIA CRISTÃ ECUMÊNICA - expressada e vocacionalmente vivenciada pela CARTA TEOLÓGICA CRISTÃ ECUMÊNICA - se apoia, inclusive, também, entre outras bases bíblicas e doutrinárias, na seguinte expressão de Jesus Cristo:
“O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. “NÃO HÁ OUTRO MANDAMENTO MAIOR DO QUE ESTES[grifo nosso].
A propósito do assunto, o escritor e tribuno espírita DIVALDO PEREIRA FRANCO, apresentou um trabalho no CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO-1989, com o título: ESPIRITISMO RELIGIOSO, publicado e editado pelo ANUÁRIO ESPÍRITA 1990, página 152 - Órgão do IDE - Instituto de Difusão Espírita. Rogamos a todos a leitura deste precioso trabalho.
Agradecemos sua preciosa reflexão sobre este estudo.

ICEU - Igreja Cristã Ecumênica Universal
PASTORADO DA ICEU
COCEDEC - Comunidade Cristã Ecumênica de Educação e Cultura
BRASIL- Itapevi/Barueri-SP. 20.Julho.2005.
Autor: CARLOS FERNANDO CAETANO DE MORAES
Advogado - Pastor Cristão Ecumênico
Membro da ICEU: Igreja Cristã Ecumênica Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário